Crise na moda

7 nov

O Portal UseFashion realizou interessante pesquisa com 748 profissionais da área da moda (fabricantes, lojistas, estudantes, prestadores de serviço, etc.) sobre a crise financeira que está abalando o mundo atualmente. Afinal, o que de fato vai sobrar pra este setor no Brasil?
Confiram algumas conclusões:

Quase metade dos entrevistados acha que a crise já impactou negativamente seu negócio (368 respostas). Em grande parte, isso acontece devido à redução na oferta de crédito, segundo 38% da amostra. A perspectiva para o futuro, contudo, é promissora. Enquanto que 345 respondentes ressaltaram que a projeção para os próximos dois anos não foi alterada, 121 afirmaram que o cenário pós-crise é melhor que o que tinham antes. 282 pessoas, 38% da amostra, consideraram que a crise piorou o cenário para seus negócios em 2009/2010.

Oportunidades e ameaças

O setor de moda está se voltando para o mercado interno. Dos respondentes, 53% consideram que as melhores oportunidades para os negócios de moda estão no Brasil, e 33% destes acreditam que é justamente no Brasil que estarão os principais concorrentes. Por ordem de mercados a serem explorados, também aparecem Europa (20%), Ásia (13%), América Latina (7%) e a combalida América do Norte com (3%).

Interessante:

Informação estratégica de moda

Em tempos de incertezas, os 748 respondentes da pesquisa consideraram que os sistemas de informação de tendências de moda são relevantes ou muito relevantes (18% e 58%, respectivamente). Apenas 13 respondentes afirmaram que essas fontes de pesquisa são irrelevantes.

Para ver mais dados da pesquisa, clique aqui.

Aproveitem e leiam sobre a Grau Zero, megatendência para o Inverno 2009, que aponta para um consumo de moda mais consciente (roupas mais sóbrias, sem exageros, nada de ostentação, etc.).

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