Ir ou não ir a SC?

3 dez

cid_30473c3ac2d547db9794ef257a4b6f24didipc

Recebi esta imagem por e-mail (aliás, desculpem a ausência, mas fiquei totalmente OFF ontem devido a uma intoxicação alimentar das bravas…), e tem tudo a ver com a discussão do último post. Fazer ou não campanha para os turistas visitarem Santa Catarina nesta temporada? Tenho pensado muito sobre a posição do Governador do estado e tenho minha opinião formada, mas mesmo assim vou divagar sobre o assunto… Aliás, minha opinião sobre LHS diante desta tragédia se firmou quando na segunda-feira, logo após o desastre todo, ele apareceu, debaixo de chuva, na frente de alguma barreira desmoronando falando que “… os turistas podem ficar tranqüilos. Tudo está sob controle e SC vai ficar pronta a tempo para recebê-los”. E a terra caindo, pessoas morrendo, números de desabrigados aumentando. Gente, sério, naquele momento o que menos importava era isso…
Enfim, sei que muitas cidades de SC dependem do turismo. Mas também sei que Floripa assalta explora o turista como nenhum outro lugar. Sei que temos algumas das praias mais lindas do país, mas também sei que nem chuveiro elas oferecem aos seus visitantes. Sei que as fortes chuvas – e não foram tão inesperadas assim – arrasaram com o Vale do Itajaí. Mas também sei que SC foi o estado que mais destruiu a Mata Atlântica em 2007. (Ah pois é…).  Sei que o litoral “nem foi tão afetado” (Itajaí tá onde?!). Mas falemos do litoral-Florianópolis, onde há pessoas desalojadas no Campeche e onde moradores do Morro da Costa de Cima, do Pântano do Sul, tiveram que deixar suas casas na última noite, pois o risco de desabamento a qualquer momento é real.  Também sei que a SC-401 está comprometida pelas próximas duas semanas, que várias outras estradas estão interditadas, que há risco de contaminação pelo mar e que mais de 60 casos de leptospirose já foram diagnosticados. Sei que SC precisa arrecadar dinheiro para se reerguer, mas sei que em todos os anos, vejo os preços triplicarem nas praias, restaurantes e casas noturnas em questão de dias nesta época do ano em Floripa. Onde também falta água. Onde tem engarrafamentos quilométricos por toda a cidade…

Não adianta: a temporada 2008/09 não será como as outras. Não adiantam as declarações lamentáveis do nosso Governador, Aécio fazendo campanha em Minas, estes e-mail desesperados etc. etc. É fato: muitos brasileiros já mudaram o destino das férias de fim de ano. E agora? Se as expectativas se confirmarem e os turistas realmente não aparecerem? Quem sabe as coisas mudam por aqui e surge um turismo de verdade e justo? Afinal, “a criatividade surge nos momentos de crise”.  Maior prova disso é Blumenau, que criou a Oktoberfest em 1984, um ano após a, até semana passada, maior enchente de todos os tempos.

Anúncios

2 Respostas to “Ir ou não ir a SC?”

  1. Amanda dezembro 3, 2008 às 8:19 pm #

    Achei o anúncio extremamente oportunista e beirando a hipocrisia. Usar a dor e a perda das milhares de pessoas atingidas pela tragédia como argumento para atrair turistas é demais.

    Se eles não virem, quem mais vai perder são os empresários ricos (muitos com nome sujo em investigações e inquéritos) e não os atuais flagelados da enchente. Se eles virem, que sejam bem-vindos e contribuam para a reconstrução.

    Agora, ficar gastando verbo e papel com essas campanhas demonstra uma imensa falta de respeito com a dor dos catarinenses. Essas pessoas deveriam se preocupar mais com os seus conterrâneos num momento como esses. Agir de outra forma é egoísmo. E dá vergonha.

  2. Luciana Tripoli dezembro 4, 2008 às 2:02 pm #

    Cara Clarissa,

    Concordo plenamente com vc. A postura que o Governo de Santa Catarina está tomando beira a insanidade mental.
    Colocar mais pessoas em risco é caso de de intervenção.
    Anexo link de matéria veiculada hoje no Jornal Folha de São Paulo e que ilustra bem o que estamos falando:

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u475195.shtml

    Fora isso, o que foi aquela entrevista ao Paulo Alceu onde o LHS teceu relação entre as variações climáticas que afligem o estado e as diversas guerras (???) que a humanidade já provocou ?!?!
    Socorro…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: