Cotas…

15 abr

No último domingo (12 de abril), a Folha de São Paulo trouxe uma matéria sobre cotas para modelos negros nos desfiles da SPFW (o assunto ultrapassou a fronteira das Universidades e foi parar nas passarelas).  E aí que lá no meio leio isso: 

“Nosso trabalho é arte, algo que tem de dar emoção para o nosso grupo, para as pessoas que se identificam com a gente. (…) Na Fashion Week já tem muito negro costurando, fazendo modelagem, muitos com mãos de ouro, fazendo coisas lindas, tem negros assistentes, vendedoras, por que têm de estar na passarela?”.

Hmmm?!?! Como é que é?! Já que tem negro na senzala no backstage, eles não precisam desfilar?! Tô lendo um jornal do século XVII?! Racismo justo na moda, que se diz a mais democrática das manifestações?! Susto maior por tal absurdo ter saído da boca de Gloria Coelho – estilista que eu admiro muito e cujas peças são de babar. Fiquei de face. 

Ontem, no entanto, o site de Gloria trouxe o seguinte comunicado:

Caros,

Venho aqui esclarecer a matéria publicada no último domingo, 12 de abril de 2009, no caderno Cotidiano, do jornal Folha de São Paulo, sobre as cotas de negros na São Paulo Fashion Week.

Fui procurada pela Folha, através do jornalista Paulo Sampaio, via celular, para expressar minha opinião sobre as cotas do desfile.

Acho que a própria cota é preconceituosa. É um assunto que deve ser discutido com muita inteligência. Por que não fazer cota de japoneses, de árabes, judeus etc.?

O que disse ao jornalista é que não tenho problema nenhum em relação a negros e não teria problema nenhum em realizar um desfile só com negros. Já tive e tenho negras no meu casting, disse que colocaria sim mais negras, desde que as agências enviassem meninas que se adequassem ao perfil do desfile (cada desfile tem um tema).

Quanto a preconceito, não posso ter preconceito com negros, mesmo porque tenho avô negro.

Não acredito em cota, acredito em mérito. Se você é inteligente, você entra em uma faculdade. Se você é especial, você desfila, independente da cor.

Peço desculpas se meu comentário foi mal interpretado e estou à disposição para maiores esclarecimentos.

Obrigada,

Gloria Coelho

——————————————————————————————————-

(Ah, bom! Menos mau! Quer dizer… teria o repórter inventado a afirmação? Ela falou aquilo ou não? Sua opinião foi mal interpretada ou irresponsavelmente proferida?)

Enfim…Continuo não concordando 100% com a estilista. Não acho que se você é inteligente, você entra em uma faculdade. Isso não é regra, é exceção.  É utopia e estamos no Brasil. Hellow?! E também não há tantos japoneses, árabes e judeus em território nacional. Como na Bahia há muito mais negros que em Santa Catarina, onde é too much oferecer 20% de vagas da Universidade Federal para negros – o que seria pouco no estado baiano ou em Minas Gerais. Captaram o nível da confusão?! Proporcional à diversidade e tamanho do nosso país. Melhor parar por aqui.

3 Respostas to “Cotas…”

  1. Júlia abril 15, 2009 às 1:56 pm #

    Que declaraçãozinha infeliz… Interpretar o quê? Eu ainda tô é assimilando tamanha asneira.

  2. Rachel abril 16, 2009 às 3:26 pm #

    Imagina se em SP resolvem fazer cotas pra japonês?

  3. Greyci abril 23, 2009 às 1:54 pm #

    adorei hihihi abaixo o preconceito e viva a diversidade =)

Deixe um comentário

